PASA – Paraná Operações Portuárias SA
A implantação do terminal da Pasa em abril de 2002, no porto de Paranaguá, marca o início de uma nova etapa na história do setor sucroalcooleiro paranaense.
Contando com uma logística ágil para o fluxo da produção de usinas paranaenses, visando a exportação aos diferentes mercados internacionais, a Pasa foi concebida dentro de um projeto audacioso, onde a soma de esforços e investimentos, permitiram a construção do primeiro terminal especializado no embarque de açúcar a granel da região Sul do País.
“O terminal de embarque de açúcar é um antigo sonho do setor, a redução dos atuais custos portuários de exportação, proporcionarão maior competitividade ao produto.”
Paulo Meneguetti Presidente da PASA
Ao longo dos anos, com o crescimento da produção estadual e os investimentos realizados pelas usinas, importantes mercados vem sendo conquistados.
A redução nos custos de embarques portuários conseguidos através do complexo portuário da Pasa, permitiu maior competitividade internacional do produto paranaense e o início de uma nova etapa na história do setor sucroalcooleiro do Paraná, estado que até o início da década de 90 praticamente não tinha expressão como produtor e exportador de açúcar.
Em 2005 foi construído o segundo armazém, elevando para 174.000t a capacidade estática do terminal em Paranaguá, proporcionando armazenagens dos produtos das usinas associadas e de parceiros de negócios, aliado a uma logística completa, tornando o Paraná um estado privilegiado, na produção e escoamento do açúcar.
MUDANÇA DE PERFIL
Com três armazéns graneleiros, a Pasa ampliou recentemente sua capacidade de recebimento, armazenagem e exportação. Atualmente, possui uma capacidade estática total de armazenagem de 239 mil toneladas de graneis sólidos e capacidade para exportação de 7 milhões de tonelada, o dobro da capacidade anterior, atendendo aos clientes e acionistas com maior qualidade, segurança e eficiência, contribuindo para resolver os problemas de saturação dos principais portos brasileiros.
Além de receber, armazenar e exportar açúcar das usinas associadas do Paraná, o terminal presta serviços para empresas terceiras de estados vizinhos, especialmente São Paulo e Mato Grosso do Sul. As novas obras também melhoram a logística de transporte do setor no Estado, que inclui uma extensa malha de rodovias e ligações ferroviárias que atravessam o Paraná.
POLÍTICA DA QUALIDADE
A Pasa Paraná Operações Portuárias S/A, tem como compromisso:
– Promover a melhoria contínua da qualidade dos serviços prestados, oferecendo infraestrutura moderna e eficiente nas atividades de operações portuárias, operando com tecnologia de ponta e com profissionais qualificados.
– Atender aos requisitos legais estabelecidos pelos órgãos regulamentadores.
– Melhorar continuamente a adequação, suficiência e eficácia do sistema de gestão da qualidade.
MISSÃO
Garantir a qualidade dos serviços prestados, oferecendo infraestrutura moderna e eficiente, empregando tecnologia de ponta e atuando com profissionais qualificados nas atividades de operações portuárias.